terça-feira, 28 de agosto de 2012

Por que reconstruir esse passado?


Por que reconstruir esse passado?
Rememorar, em primeiro lugar, porque se faz necessário que os novos professores e alunos da UnB se apropriem desse passado, condição básica de compreensão do presente da Instituição; uma vez que presente e passado estão incondicionalmente atrelados. Conhecer um pouco da história da UnB para amá-la, pois não se ama o que se desconhece. Por entre as dobras desse passado, o seminário buscará, escavar e transmitir, no presente, a uma comunidade de ouvintes, as lembranças de professores e ex-alunos cuja história ainda é pouco conhecida no nosso meio acadêmico. Assim, por meio de narrativas orais, a memória estará realizando a sua missão ética – repassar as experiências do passado aos que não a viveram.
Assim, todos aqueles que, no Simpósio, ouvirem as narrativas de dor da ditadura militar brasileira tornar-se-á responsável pela continuidade da narração, passa a fazer parte dela. Assim, diante do sofrimento e da injustiça não ouvir é cometer uma segunda injustiça, é lavar as mãos e não assumir a responsabilidade que as gerações precedentes passaram para nós no tempo presente. Contudo, é preciso ter consciência de que esses fatos recentes que visam reacender o debate sobre a ditadura no Brasil coexistem com vários setores da sociedade que se deixam comodamente arrastar pela crença num progresso realizado à custa do crescente aumento de grupos excluídos da sociedade e outros grupos que renegam a abertura constante entre o passado de exclusão e dor e o presente que recupera este passado e o concretiza na ação política cujo horizonte é a redenção.
Com o propósito de operacionalizar o objetivo proposto pensamos em, após a abertura formal do Simpósio, reiniciá-lo com uma palestra sobre os sentidos de rememorar: por que rememorar hoje? Seguida de mesas redondas nos dois dias. Cada mesa será composta por professores e ex-alunos os quais narrarão suas experiências de vida no campus universitário no período em debate. Na ocasião do evento, haverá uma fala sobre a importância das memórias daqueles que vivenciaram a Ditadura na UnB, (professores e ex-alunos da UnB) além de ressaltar a importância da reparação dos danos materiais, culturais e políticos causados pela Ditadura a essas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário